Estratégia e Execução

Júnior mas nem tanto

Aos 14 anos, o carioca Natan Gorin é um menino prodígio; desenvolve seu terceiro aplicativo e tem algo a ensinar sobre empreendedorismo

Compartilhar:

Natan Gorin sempre gostou de tecnologia. Quando tinha 8 ou 9 anos, ia à casa de amigos para jogar videogame e, de cada reunião, saía um blog novo. “Acho que a gente fez uns mil blogs, mas nunca entramos de novo para ver o que já tínhamos criado”, afirma. 

Hoje, aos 14 anos, Natan continua louco por tecnologia. Ele tem uma startup de aplicativos para iPhone e se prepara para lançar seu terceiro produto –que ainda não pode ser divulgado, mas que está sendo testado pelos próprios colegas da Escola Eliezer Steinbarg Max Nordau, um colégio israelita tradicional do Rio de Janeiro. Filho de uma dentista e de um advogado tributarista, a paixão pela tecnologia veio mesmo das brincadeiras com os amigos. 

Depois da fase do blog, ele ganhou seu primeiro computador Apple, porque disse ao pai que queria editar vídeos. No entanto, no Mac comprado pelo Mercado Livre ele descobriu um software de programação de aplicativos e abandonou a edição de vídeos. “Comecei fazendo sites e para isso pesquisei na internet como programar em HTML. Depois fui pesquisando a linguagem das máquinas. Nunca tive aula, sempre achei mais produtivo aprender sozinho o que precisava, ia atrás dos tutoriais”, diz Natan. Aula ele tinha de inglês, bem útil neste mundo.

**IBOLETIM, MATHYOU…**

A primeira ideia dele foi criar um aplicativo para o Facebook que facilitasse saber quem tinha figurinhas para trocar, mas a necessidade falou mais alto. “Chegava o fim do ano, meus amigos me pediam para fazer a conta de quanto eles precisavam tirar para passar de ano. Aí fiz o protótipo do meu primeiro aplicativo, o iBoletim. 

Só demorei um pouco porque sou perfeccionista.” No final de 2013, quando o app ficou pronto, ele o subiu na AppStore e ficou esperando os milhares de downloads que viriam. Vieram 28. “Aí, eu mandei um tuíte para o Felipe Neto, que tem um canal no YouTube com mais de 3 milhões de seguidores, dizendo que tinha 12 anos e que tinha feito o app. Ele tuitou e, em quatro dias, foram 500 downloads.” O iBoletim começou a aparecer em blogs de tecnologia e Natan continuou divulgando-o como podia na internet. Resultado: em pouco tempo, virou o terceiro aplicativo mais baixado no Brasil e foi adotado por escolas. 

Chegou a 30 mil downloads. Natan chamou a atenção de muita gente. De Marcelo Sales, da aceleradora de startups 21212, ganhou aulas de empreendedorismo. De Bel Pesce, da FazINOVA, ganhou um programa de visitas a start ups da Califórnia, no qual interagiu com pessoas do Airbnb, do Google, do LinkedIn. Em 2014, lançou seu segundo app, o MathYou, algoritmo que gera milhões de exercícios de matemática com vários níveis de dificuldade, e já está trabalhando no terceiro. Ele passa o dia inteiro testando-o; a versão beta está sendo experimentada pelos colegas da escola.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Liderança na gestão do mundo híbrido

Este modelo que nasceu da necessidade na pandemia agora impulsiona o engajamento, reduz custos e redefine a gestão. Para líderes, o desafio é alinhar flexibilidade, cultura organizacional e performance em um mercado cada vez mais dinâmico.

Data economy: Como a inteligência estratégica redefine a competitividade no século XXI

Na era digital, os dados emergem como o ativo mais estratégico, capaz de direcionar decisões, impulsionar inovações e assegurar vantagem competitiva. Transformar esse vasto volume de informações em valor concreto exige infraestrutura robusta, segurança aprimorada e governança ética, elementos essenciais para fortalecer a confiança e a sustentabilidade nos negócios.

China

O Legado do Progresso

A celebração dos 120 anos de Deng Xiaoping destaca como suas reformas revolucionaram a China, transformando-a em uma potência global e marcando uma era de crescimento econômico, inovação e avanços sociais sem precedentes.

ESG
A estreia da coluna "Papo Diverso", este espaço que a Talento Incluir terá a partir de hoje na HSM Management, começa com um texto de sua CEO, Carolina Ignarra, neste dia 3/12, em que se trata do "Dia da Pessoa com Deficiência", um marco necessário para continuarmos o enfrentamento das barreiras do capacitismo, que ainda existe cotidianamente em nossa sociedade.

Carolina Ignarra

5 min de leitura
Empreendedorismo
Saiba como transformar escassez em criatividade, ativar o potencial das pessoas e liderar mudanças com agilidade e desapego com 5 hacks práticos que ajudam empresas a inovar e crescer mesmo em tempos de incerteza.

Alexandre Waclawovsky

4 min de leitura
ESG
Para 70% das empresas brasileiras, o maior desafio na comunicação interna é engajar gestores a serem comunicadores dentro das equipes

Nayara Campos

7 min de leitura
Gestão de Pessoas
A liderança C-Level como pilar estratégico: a importância do desenvolvimento contínuo para o sucesso organizacional e a evolução da empresa.

Valéria Pimenta

4 min de leitura
Gestão de Pessoas
Um convite para refletir sobre como empresas e líderes podem se adaptar à nova mentalidade da Geração Z, que valoriza propósito, flexibilidade e experiências diversificadas em detrimento de planos de carreira tradicionais, e como isso impacta a cultura corporativa e a gestão do talento.

Valeria Oliveira

6 min de leitura
Empreendedorismo
Um guia para a liderança se antecipar às consequências não intencionais de suas decisões

Lilian Cruz e Andréa Dietrich

4 min de leitura
ESG
Entre nós e o futuro desejado, está a habilidade de tecer cada nó de um intricado tapete que une regeneração, adaptação e compromisso climático — uma jornada que vai de Baku a Belém, com a Amazônia como palco central de um novo sistema econômico sustentável.

Bruna Rezende

5 min de leitura
ESG
Crescimento de reclamações à ANS reflete crise na saúde suplementar, impulsionada por reajustes abusivos e falta de transparência nos planos de saúde. Empresas enfrentam desafios para equilibrar custos e atender colaboradores. Soluções como auditorias, BI e humanização do atendimento surgem como alternativas para melhorar a experiência dos beneficiários e promover sustentabilidade no setor.
4 min de leitura
Finanças
Brasil enfrenta aumento de fraudes telefônicas, levando Anatel a adotar medidas rigorosas para proteger consumidores e empresas, enquanto organizações investem em tecnologia para garantir segurança, transparência e uma comunicação mais eficiente e personalizada.

Fábio Toledo

4 min de leitura
Finanças
A recente vitória de Donald Trump nos EUA reaviva o debate sobre o protecionismo, colocando em risco o acesso do Brasil ao segundo maior destino de suas exportações. Porém, o país ainda não está preparado para enfrentar esse cenário. Sua grande vulnerabilidade está na dependência de um número restrito de mercados e produtos primários, com pouca diversificação e investimentos em inovação.

Rui Rocha

0 min de leitura