fb-embed

Estratégia e execução

6 min de leitura

Desenhe futuros, porque todo amanhã começa hoje

O design de futuros é um processo divergente-convergente, com fases exploratórias e decisórias; oito orientações ajudam a construir caminhos de futuro no curto, médio e longo prazo

Colunista Gustavo Donato

Gustavo Donato

24 de Dezembro

Compartilhar:
Artigo Desenhe futuros, porque todo amanhã começa hoje

O campo multidisciplinar do design de futuros, que combina análise de dados, tendências emergentes, criatividade, desenvolvimento de cenários e capacidade decisória, cria uma base coerente e robusta para a tomada de decisões estratégicas envolvendo crescimento, inovação e perenidade. Mais do que antever o amanhã (não se deve confundir design de futuros com o que se denomina futurismo), essa abordagem visa moldar o próprio futuro como indivíduo ou organização por meio de visões analíticas, transformações suficientemente planejadas e ações concretas no hoje com impactos do curto ao longo prazos.

Um relatório do Fórum Econômico Mundial mostra que empresas que investem na exploração do futuro estão melhor preparadas para se adaptarem às mudanças rápidas e às incertezas do mundo atual. Ao invés de serem meras espectadoras, essas organizações se tornam agentes de transformação, determinando ativamente os caminhos que seguirão e que definirão o campo competitivo do mercado.

Em um mundo marcado pela velocidade e crescentes transformações, o design de futuros oferece uma bússola confiável para navegar o desconhecido de forma proativa e propositiva. Para além das competências técnicas e comportamentais tão amplamente discutidas e essenciais, o letramento em futuros (sim, no plural) foi apontado em 2022 pelo Fórum Econômico Mundial como a primeira de três competências-chave para o profissional do século 21 em um cenário pós-pandêmico, junto da esperança e da fraternidade.

As transformações e aumentos de velocidades recentes não permitem planejamento de longo prazo baseado na abordagem usual de forecast (previsão) lastreada por modelos calibrados por dados do passado e suas extrapolações; a mentalidade e os raciocínios devem migrar para o campo do foresight estratégico, que é muito mais voltado ao desenvolvimento de visões, cenários e então decisão estratégica, transposição a valor presente e implementação diligente e adaptável dos roadmaps resultantes (que podem envolver tecnologias, pessoas, modelos de negócio, mercados…). É um processo divergente-convergente, respectivamente nas fases exploratórias e decisórias, mas que resulta em portfólios que combinam o core business com novas iniciativas e fornece robusta base estratégica para a inovação e perenidade das organizações ou trajetórias profissionais.

Oito maneiras de começar a construir o amanhã

Para auxiliar nesse processo, compartilho orientações iniciais para quem se interessar por conhecer o assunto e construir perspectivas no presente que vão ajudar a definir caminhos de curto, médio e longo prazos:

1. Entenda a perspectiva do letramento em futuros

Complementando o breve contexto apresentado, vale a leitura do artigo da UNESCO “Futures Literacy: An essential competency for the 21st century”.

2. Defina com clareza o escopo e horizonte de futuro que pretende vislumbrar

Por exemplo, você quer vislumbrar o futuro da mobilidade a caminho de 2050. Mesmo nas fases de exploração, nas quais a diversidade de perfis dos participantes do processo e mesmo as fontes e temáticas de pesquisa devem ser bastante amplas, é importante que todos tenham claro o objetivo a se desenhar, ou seja, o futuro de um setor (ou de uma tecnologia, ou de um profissional) e o horizonte temporal vislumbrado (idealmente décadas adiante, para ampliar a capacidade de inovação dos cenários). É recomendável, especialmente nos casos corporativos, que o processo seja conduzido em grupo e de forma participativa.

3. Explore os sinais do futuro

Nessa fase, o objetivo é ampliar a consciência sobre os possíveis futuros e compreender a dinâmica e os principais drivers das mudanças. Para tal, no macro, pesquise e mapeie as megatendências 2040 ou 2050 (também chamadas macro forças) de interesse, as quais fogem ao nosso domínio de influência – pense de forma ampla, considerando questões demográficas, tecnológicas, econômicas, geopolíticas, entre outras; em seguida, pesquise e documente os sinais e elementos de transformação (tanto explícitos como, principalmente, os mais disruptivos e menos óbvios) do setor de interesse e daqueles potencialmente sinérgicos. Somente ao final, e para estruturar e garantir a completude das influências identificadas, faça uma classificação dos drivers segundo uma análise PESTEL (Political, Economical, Social, Technological, Environmental, Legal). Garanta que não deixou nada de alta criticidade para trás. Também ajudará, para cada um, identificar os níveis de probabilidade, de impacto e se se relacionam a curto, médio ou longo prazos.

4. Passe então à construção de cenários

Construa cenários que representem visões alternativas e auspiciosas para o futuro, prezando por desafiar hipóteses correntes ou limitantes. Lembrem-se de que não há certo e errado no desenvolvimento de cenários, podendo ser altamente desafiadores, desde que consistentes e plausíveis. Desenvolva pelo menos quatro cenários, explorando de forma combinatória pares de dicotomias/polaridades - por exemplo para mobilidade: híbrido ou elétrico; propriedade ou as a service. A lógica pode ser adaptada a todas as polaridades que se desejar apreciar, gerando cenários variados - e não se esqueça de desenvolver um breve e envolvente storytelling para cada cenário, o que dá clareza e trará as equipes à discussão. Ao final, aplique a lógica dos cones de futuros, apresentada por Hancock & Bezold em 1994 no artigo “Possible futures, preferable futures”, o que ajudará na avaliação dos níveis de impacto, plausibilidade e incerteza envolvidos nos cenários.

5. Traga (os futuros) a valor presente

Selecionados os cenários de maior interesse, ou os preferíveis, busque trazer a valor presente conectando esse futuro vislumbrado com um timeline de grandes passos e/ou iniciativas a partir do hoje para que se possa entregá-lo com sucesso. Surgirá então um roadmap preliminar que pode incluir programas, projetos, pessoas-chave, tecnologias e iniciativas específicas necessárias em variados horizontes temporais, suportando a fase posterior de decisão e formulação estratégica. Vale notar que a mesma lógica pode ser aplicada a futuros indesejáveis, com ações para mitigação e gestão de riscos (corporativos ou pessoais de carreira).

6. Compreenda estrategicamente o cenário e tome a decisão

Avalie de forma crítica as implicações estratégicas e de mercado do cenário e roadmap desenhados, especialmente de longo prazo e impactados por eventuais fatores exógenos (uma espécie de stress test), e então tome as decisões para sequência. Favoreça que o processo seja dialógico com as equipes, garantindo que a visão seja compartilhada, influencie positivamente a cultura e cada um se sinta pertencido.

7. Detalhe a estratégia e faça uma execução diligente, com experimentação controlada

Nessa fase, é de grande utilidade desenvolver um Canvas para a Proposta de Valor e um segundo Canvas para o modelo de negócio, além das atividades típicas de detalhamento estratégico e tático-operacional. Durante a implantação, use a mentalidade de experimentação controlada e métodos ágeis, permitindo correções de rota e adaptabilidade.

8. Pratique o aprendizado contínuo

Cultive a cultura de aprendizado contínuo e aberto à mudança. Isso possibilita que a organização se adapte e evolua à medida que novas transformações de horizonte se apresentem.

AO CONSIDERAR ESSES PONTOS para navegar pelas incertezas (e oportunidades, por vezes ocultas) de forma mais estratégica e inovadora, cria-se a consciência da necessidade de se desenhar futuros desejáveis para as organizações e profissionais, e as lideranças conseguem direcionar melhor os rumos e o atingimento dos objetivos propostos. Se você deseja se transformar e causar impacto de fato, fortaleça seu letramento em futuros e seja proativo, criativo e crítico, hoje, na construção de futuros auspiciosos para sua vida e seus negócios no amanhã.

Crédito da imagem: Shutterstock, com inteligência artificial (inspirada em Marc Chagall)

Compartilhar:

Autoria

Colunista Gustavo Donato

Gustavo Donato

Gustavo Donato é reitor, professor titular e pesquisador da FEI, onde também preside o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão; e já atuou como head de inovação. Preside o Conselho Deliberativo do Instituto Brasil Digital.

Artigos relacionados

Imagem de capa Desenhe futuros, porque todo amanhã começa hoje

Estratégia e execução

24 Dezembro | 2023

Desenhe futuros, porque todo amanhã começa hoje

O design de futuros é um processo divergente-convergente, com fases exploratórias e decisórias; oito orientações ajudam a construir caminhos de futuro no curto, médio e longo prazo

Gustavo Donato

6 min de leitura

Imagem de capa OKRs e KPIs como potencial estratégico: diferenças e aplicações

Estratégia e execução

29 Novembro | 2023

OKRs e KPIs como potencial estratégico: diferenças e aplicações

As metodologias OKRs e KPIs são valiosas e podem ter aplicações complementares na gestão e avaliação do desempenho organizacional. Se usadas combinadas no planejamento estratégico, podem auxiliar na identificação de problemas e oportunidades e na melhoria contínua dos negócios

Italo Nogueira De Moro

4 min de leitura

Imagem de capa Vantagens do uso da vaquinha online para validação de ideias de negócio

Estratégia e execução

18 Agosto | 2023

Vantagens do uso da vaquinha online para validação de ideias de negócio

Ferramenta estratégica pode ser explorada em benefício da empresa, sendo uma forma de sair na frente da concorrência e de manter a organização por dentro das mudanças e movimentações do mercado

Candice Pascoal

2 min de leitura

Imagem de capa Cinco medidas para otimizar o tempo na gestão de uma grande rede de negócios

Estratégia e execução

17 Agosto | 2023

Cinco medidas para otimizar o tempo na gestão de uma grande rede de negócios

Para garantir o desenvolvimento da empresa no longo prazo, algumas práticas podem otimizar processos dos mais rotineiros aos mais estratégicos, economizar tempo e recursos, além de permitir que os times se concentrem em atividades e planejamentos mais técnicos

Marcos Salles

4 min de leitura

Imagem de capa Quatro indicadores para aplicar a health score a uma rede de franquias

Estratégia e execução

30 Junho | 2023

Quatro indicadores para aplicar a health score a uma rede de franquias

Por meio dessa métrica de “pontuação de saúde”, é possível analisar a satisfação de cada franqueado em fazer parte da rede - e, assim, elencar pontos de melhoria que contribuam para a tomada de decisões mais estratégicas

Guilherme Reitz

4 min de leitura

Imagem de capa Gamificação nas organizações: ferramenta para o trabalho híbrido

Estratégia e execução

22 Junho | 2023

Gamificação nas organizações: ferramenta para o trabalho híbrido

A aplicação da lógica e da mecânica dos jogos no trabalho híbrido aumenta o engajamento dos participantes e ajuda a tornar as atividades mais leves e lúdicas, além de ser uma forma de incentivo para o colaborador ir ao escritório

Mário Verdi

4 min de leitura