Liderança

Você se considera uma pessoa líder?

Exercer liderança requer uma imensa dose de autoconhecimento e consciência, e alguns pré-requisitos básicos
Fundadora da #JustaCausa, do programa #lídercomneivia e dos movimentos #ondeestãoasmulheres e #aquiestãoasmulheres

Compartilhar:

Até hoje, ao longo da sua carreira, quantas pessoas chefes você já teve?

E quantas pessoas líderes?

Embora muitas vezes uma palavra seja considerada sinônimo da outra, eu e você sabemos que, na prática, chefes e líderes têm significados e impactos bastante distintos em nossas vidas.  

Você já tentou traduzir em palavras o que diferencia chefe de líder?

Segundo o dicionário, chefe é uma pessoa investida de poder para ocupar lugar de mando enquanto líder é pessoa que exerce influência no comportamento ou no modo de pensar de alguém.

Gosto de acreditar, como dizia Napoleão Bonaparte, que líderes são vendedores de esperança. E, em sendo assim, liderança independe de gênero, etnia, raça, idade, orientação sexual, classe social, nacionalidade, partido político ou religião.

Líder é alguém que está a serviço de algo maior do que si mesmo. Alguém com um propósito que transborda para além do seu próprio coração e sua mente, aliado à capacidade de inspirar e mover outras pessoas a transformarem a realidade, em conjunto.  

Todavia, exercer liderança requer uma imensa dose de autoconhecimento e consciência, e alguns pré-requisitos básicos. O primeiro deles é gostar de gente. 

O mundo corporativo está cheio de chefes que têm horror a pessoas, que baixam a cabeça ou desviam o olhar nos elevadores e corredores, para não ter que interagir com outros seres humanos. 

Essas criaturas podem até estar ocupando posições de poder, mas jamais se tornarão líderes. Elas ainda comandam e controlam, na maioria das vezes pela força, tocando o terror, gerando medo e desconfiança entre as pessoas. Representam o que há de mais ultrapassado e vil nas organizações. São insustentáveis.

Líderes gostam de gente, incluem, confiam, comunicam com verdade, sinceridade e transparência, alinham as expectativas, delegam e cobram pelas entregas. 

São agentes de mudança, pessoas que dedicam seu tempo, energia, experiência e conhecimento para questionar a realidade, fazer diferente, melhor, mais rápido e mais simples. Líderes inspiram, incentivam e desafiam a fazer o que nunca foi feito e, junto com seus times, criam o novo, inventam o futuro.

Uma pessoa líder não tem medo de não saber, de parecer vulnerável, de perguntar, de pedir ajuda, de correr riscos, de errar e assumir seus erros, de aprender, desaprender e reaprender continuamente. Não é exatamente isso que fazemos desde que nascemos? O que é a vida senão uma grande empreitada sem direito a ensaio? Um projeto de startup em que experimentamos, testamos hipóteses e caminhos, erramos, aprendemos, escalamos ou pivotamos o tempo todo? 

Líderes são mestres no uso dos sentidos, em especial a escuta ativa, a observação atenta da realidade, de sinais e comportamentos humanos. São pessoas que investem tempo para desenvolver sua inteligência emocional, sua capacidade de ter empatia e de promover a diversidade em sua vida. E não são reféns do próprio ego, sabem que estão aqui de passagem. Que não são, mas sim estão ocupando posições, liderando pessoas, times e projetos.

Você se considera uma pessoa líder?

Como dizia Paulo Freire, garanta a integridade entre a sua fala e a sua prática. 

Lembre-se: líder é a pessoa que você é. 

Não tem nada mais poderoso e transformador do que a justa causa da liderança pelo exemplo.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Organização

Saúde psicossocial é inclusão

Quando 84% dos profissionais com deficiência relatam saúde mental afetada no trabalho, a nova NR-1 chega para transformar obrigação legal em oportunidade estratégica. Inclusão real nunca foi tão urgente

Gestão de Pessoas
Geração Beta, conflitos ou sistema defasado? O verdadeiro choque não está entre gerações, mas entre um modelo de trabalho do século XX e profissionais do século XXI que exigem propósito, diversidade e adaptação urgent

Rafael Bertoni

0 min de leitura
Empreendedorismo
88% dos profissionais confiam mais em líderes que interagem (Edelman), mas 53% abandonam perfis que não respondem. No LinkedIn, conteúdo sem engajamento é prato frio - mesmo com 1 bilhão de usuários à mesa

Bruna Lopes de Barros

0 min de leitura
ESG
Mais que cumprir cotas, o desafio em 2025 é combater o capacitismo e criar trajetórias reais de carreira para pessoas com deficiência – apenas 0,1% ocupam cargos de liderança, enquanto 63% nunca foram promovidos, revelando a urgência de ações estratégicas além da contratação

Carolina Ignarra

4 min de leitura
Tecnologias exponenciais
O SXSW revelou o maior erro na discussão sobre IA: focar nos grãos de poeira (medos e detalhes técnicos) em vez do horizonte (humanização e estratégia integrada). O futuro exige telescópios, não lupas – empresas que enxergarem a IA como amplificadora (não substituta) da experiência humana liderarão a disrupção

Fernanda Nascimento

5 min de leitura
Liderança
Liderar é mais do que inspirar pelo exemplo: é sobre comunicação clara, decisões assertivas e desenvolvimento de talentos para construir equipes produtivas e alinhada

Rubens Pimentel

4 min de leitura
ESG
A saúde mental no ambiente corporativo é essencial para a produtividade e o bem-estar dos colaboradores, exigindo ações como conscientização, apoio psicológico e promoção de um ambiente de trabalho saudável e inclusivo.

Nayara Teixeira

7 min de leitura
Empreendedorismo
Selecionar startups vai além do pitch: maturidade, fit com o hub e impacto ESG são critérios-chave para construir ecossistemas de inovação que gerem valor real

Guilherme Lopes e Sofia Szenczi

9 min de leitura
Empreendedorismo
Processos Inteligentes impulsionam eficiência, inovação e crescimento sustentável; descubra como empresas podem liderar na era da hiperautomação.

Tiago Amor

6 min de leitura
Empreendedorismo
Esse ponto sensível não atinge somente grandes corporações; com o surgimento de novas ferramentas de tecnologias, a falta de profissionais qualificados e preparados alcança também as pequenas e médias empresas, ou seja, o ecossistema de empreendedorismo no país

Hilton Menezes

5 min de leitura
Tecnologias exponenciais
A Inteligência Artificial Generativa (GenAI) redefine a experiência do cliente ao unir personalização em escala e empatia, transformando interações operacionais em conexões estratégicas, enquanto equilibra inovação, conformidade regulatória e humanização para gerar valor duradouro

Carla Melhado

5 min de leitura