Desenvolvimento pessoal

Fechando Ciclos

Existe sabedoria na fluidez cíclica. A arte está em observar, sentir e se alinhar com o movimento
Terapeuta formada pela Barbara Brennan School of Healing, Estados Unidos, e professora certificada pelo HeartMath Institute, centro de pesquisas reconhecido globalmente por sua atuação em fisiologia emocional, resiliência e gestão de estresse. Ex-profissional de TI, ela recebe cada vez mais executivos e empreendedores em seu consultório, o Ateliê da Luz.

Compartilhar:

Tenho pensado sobre os ciclos que atravessam a nossa existência com eventos encadeados, que se repetem como os elos de uma corrente.
Existem ciclos com início e fim precisos, como os dias, os meses e os anos, indispensáveis para a organização do nosso tempo. Outros são finitos e duram o tempo de uma vida, como a respiração e outros ciclos biológicos.
Alguns, como as estações do ano, são infinitos e belos, mas apenas podemos observá-los e aprender com eles enquanto vivemos.

Tem também os mais subjetivos e pessoais, como os ciclos de uma relação, um trabalho ou um tempo de moradia em algum lugar.
Ciclos têm movimento, ritmo, e relacionam-se com o tempo. Estão em constante renovação, iniciando e fechando o tempo todo.

Um ciclo permanece aberto enquanto a energia que o define estiver presente. Quando essa energia acaba, o ciclo finaliza e um novo ciclo se abre em seu lugar.
Muitas vezes não notamos os movimentos de renovação dos ciclos, todavia, eles sempre dão sinais claros quando iniciam ou se encerram.

Algumas vezes não queremos que um ciclo se feche, então continuamos a agir como se ele ainda estivesse aberto. Mas é sempre mais sensato desapegar e deixar ir para que o ciclo possa ser fechado e outro possa ser aberto em seu lugar.
Existe sabedoria em fluir entre os ciclos, até porque eles geralmente não se fecham abruptamente. O novo e o velho coexistem pelo tempo de intersecção dos elos da corrente, mas o novo ganhará força enquanto o velho aos poucos se dissolverá.

Estamos assistindo a sinais de fechamento de um grande ciclo no nosso planeta. Talvez estejamos tendo o privilégio de assistir à transição entre duas eras.
A arte está em observar, sentir e se alinhar com o movimento.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Calendário

Não, o ano ainda não acabou!

Em meio à letargia de fim de ano, um chamado à consciência: os últimos dias de 2024 são uma oportunidade valiosa de ressignificar trajetórias e construir propósito.

Cultura organizacional, Empreendedorismo
A ilusão da disponibilidade: como a pressão por respostas imediatas e a sensação de conexão contínua prejudicam a produtividade e o bem-estar nas equipes, além de minar a inovação nas organizações modernas.

Dorly

6 min de leitura
ESG
No texto deste mês do colunista Djalma Scartezini, o COO da Egalite escreve sobre os desafios profundos, tanto à saúde mental quanto à produtividade no trabalho, que a dor crônica proporciona. Destacando que empresas e gestores precisam adotar políticas de inclusão que levem em conta as limitações físicas e os altos custos associados ao tratamento, garantindo uma verdadeira equidade no ambiente corporativo.

Djalma Scartezini

4 min de leitura
Gestão de Pessoas
A adoção de políticas de compliance que integram diretrizes claras de inclusão e equidade racial é fundamental para garantir práticas empresariais que vão além do discurso, criando um ambiente corporativo verdadeiramente inclusivo, transparente e em conformidade com a legislação vigente.

Beatriz da Silveira

4 min de leitura
Inovação, Empreendedorismo
Linhas de financiamento para inovação podem ser uma ferramenta essencial para impulsionar o crescimento das empresas sem comprometer sua saúde financeira, especialmente quando associadas a projetos que trazem eficiência, competitividade e pioneirismo ao setor

Eline Casasola

4 min de leitura
Transformação Digital, Estratégia
Este texto é uma aula de Alan Souza, afinal, é preciso construir espaços saudáveis e que sejam possíveis para que a transformação ocorra. Aproveite a leitura!

Alan Souza

4 min de leitura
Liderança
como as virtudes de criatividade e eficiência, adaptabilidade e determinação, além da autorresponsabilidade, sensibilidade, generosidade e vulnerabilidade podem coexistir em um líder?

Lilian Cruz

4 min de leitura
Gestão de Pessoas, Liderança
As novas gerações estão redefinindo o conceito de sucesso no trabalho, priorizando propósito, bem-estar e flexibilidade, enquanto muitas empresas ainda lutam para se adaptar a essa mudança cultural profunda.

Daniel Campos Neto

4 min de leitura
ESG, Empreendedorismo
31/07/2024
O que as empresas podem fazer pelo meio ambiente e para colocar a sustentabilidade no centro da estratégia

Paula Nigro

3 min de leitura
ESG
Exercer a democracia cada vez mais se trata também de se impor na limitação de ideias que não façam sentido para um estado democrático por direito. Precisamos ser mais críticos e tomar cuidado com aquilo que buscamos para nos representar.
3 min de leitura