Dossiê HSM

Futuros em gestação

Este Dossiê da 150ª edição da HSM Management reúne dez visões até 2050 formuladas por thinkers e practioners da gestão – respectivamente, futuristas e líderes empresariais que também focam o longo prazo

Compartilhar:

Nos últimos 25 anos, HSM Management tem levantado tanto o que se deve preservar e destruir do passado como o que se pode melhorar no presente. Mas não só. Temos apontado os futuros em gestação ainda escondidos sob os icerbergs do cotidiano. Este Dossiê honra a tradição ao reunir dez visões até 2050 formuladas por thinkers e practioners da gestão – respectivamente, futuristas e líderes empresariais que também focam o longo prazo.

### Megatendências
[Por Luís Rasquilha](https://revistahsm.com.br/post/forcas-e-tendencias-que-moldam-os-proximos-25-anos)
Por Ricardo Neves

### Trabalho e carreira
[Por Rosa Alegria](https://revistahsm.com.br/post/um-passeio-pelo-trabalho-no-futuro)
Por Luiz Valente

### Economia e sociedade
[Por Jacques Barcia](https://revistahsm.com.br/post/a-urgencia-dos-proximos-25-anos)
Por Carolina da Costa e Marcelo Orticelli

### Brasil
[Por Lala Deheinzelin](https://revistahsm.com.br/post/fraldas-de-cavalo-unicornios-e-os-proximos-25-anos)
Por Fabricio Bloisi

### Tecnologia
[Por Ligia Zotini](https://revistahsm.com.br/post/disrupcao-possivel-quando-o-melhor-da-tecnologia-encontra-o-melhor-do-humano)
Por Ricardo Garrido

Compartilhar:

Artigos relacionados

Organização

A difícil arte de premiar sem capitular

Desde Alfred Nobel, o ato de reconhecer os feitos dos seres humanos não é uma tarefa trivial, mas quando bem-feita costuma resultar em ganho reputacional para que premia e para quem é premiado

Empreendedorismo
Esse ponto sensível não atinge somente grandes corporações; com o surgimento de novas ferramentas de tecnologias, a falta de profissionais qualificados e preparados alcança também as pequenas e médias empresas, ou seja, o ecossistema de empreendedorismo no país

Hilton Menezes

5 min de leitura
Tecnologias exponenciais
A Inteligência Artificial Generativa (GenAI) redefine a experiência do cliente ao unir personalização em escala e empatia, transformando interações operacionais em conexões estratégicas, enquanto equilibra inovação, conformidade regulatória e humanização para gerar valor duradouro

Carla Melhado

5 min de leitura
Uncategorized
A inovação vai além das ideias: exige criatividade, execução disciplinada e captação de recursos. Com métodos estruturados, parcerias estratégicas e projetos bem elaborados, é possível transformar visões em impactos reais.

Eline Casasola

0 min de leitura
Tecnologias exponenciais
A IA é um espelho da humanidade: reflete nossos avanços, mas também nossos vieses e falhas. Enquanto otimiza processos, expõe dilemas éticos profundos, exigindo transparência, educação e responsabilidade para que a tecnologia sirva à sociedade, e não a domine.

Átila Persici

9 min de leitura
ESG

Luiza Caixe Metzner

4 min de leitura
Finanças
A inovação em rede é essencial para impulsionar P&D e enfrentar desafios globais, como a descarbonização, mas exige estratégias claras, governança robusta e integração entre atores para superar mitos e maximizar o impacto dos investimentos em ciência e tecnologia

Clarisse Gomes

8 min de leitura
Empreendedorismo
O empreendedorismo no Brasil avança com 90 milhões de aspirantes, enquanto a advocacia se moderniza com dados e estratégias inovadoras, mostrando que sucesso exige resiliência, visão de longo prazo e preparo para as oportunidades do futuro

André Coura e Antônio Silvério Neto

5 min de leitura
ESG
A atualização da NR-1, que inclui riscos psicossociais a partir de 2025, exige uma gestão de riscos mais estratégica e integrada, abrindo oportunidades para empresas que adotarem tecnologia e prevenção como vantagem competitiva, reduzindo custos e fortalecendo a saúde organizacional.

Rodrigo Tanus

8 min de leitura
ESG
O bem-estar dos colaboradores é prioridade nas empresas pós-pandemia, com benefícios flexíveis e saúde mental no centro das estratégias para reter talentos, aumentar produtividade e reduzir turnover, enquanto o mercado de benefícios cresce globalmente.

Charles Schweitzer

5 min de leitura
Finanças
Com projeções de US$ 525 bilhões até 2030, a Creator Economy busca superar desafios como dependência de algoritmos e desigualdade na monetização, adotando ferramentas financeiras e estratégias inovadoras.

Paulo Robilloti

6 min de leitura