Vale Ocidental

Ambiente para criar

O vale do silício oferece uma vida simples e contato com a natureza. talvez esse seja o segredo da inovação
__Ellen Kiss__ é empreendedora e consultora de inovação especializada em design thinking e transformação digital, com larga experiência no setor financeiro. Em agosto de 2022. após um período sabático, assumiu o posto de diretora do centro de excelência em design do Nubank.

Compartilhar:

O Vale do Silício é um dos maiores ecossistemas de inovação do mundo. Nesse pequeno espaço geográfico nasceram empresas que revolucionaram diversas indústrias. Mas qual o segredo dessa cultura de inovação que envolve o Vale? Entre as mais citadas por pesquisadores estão: 1. concentração de um pool de talentos em diversas expertises; 2. diversidade cultural; 3. acesso ao conhecimento;

4. disponibilidade de financiamento; 5. espírito de cooperação; 6. culturas corporativas que valorizam e promovem os colaboradores.
5.
No entanto, além de tudo isso, outros dois fatores me chamaram a atenção na minha primeira visita ao Vale cerca de dez anos atrás, e hoje eu compreendo com mais propriedade: a vida simples e a integração com a natureza. Ao contrário do estereótipo em torno de tudo o que envolve tecnologia e inovação (ambientes urbanos, cidades inteligentes, serviços automatizados), o estilo de vida no Vale é extremamente simples. As cidades são pequenas, o comércio é local, as casas são modestas, tudo é fácil e nada é sofisticado como nas grandes cidades ou em outros polos de inovação. Depois de mais de um ano vivendo aqui, eu consigo entender como esse estilo de vida, que oferece espaço físico e mental para a reflexão e a criação, é também um fator que impulsiona a inovação.

A integração da natureza à vida foi um segundo fator surpreendente. A baía de São Francisco, as montanhas que cercam o vale, as praias do Pacífico, os lagos e as estações de ski em Lago Tahoe, a três horas e meia de distância, não são somente parte da geografia local: são realmente aproveitados pelas pessoas. Nos inícios das manhãs e nos finais de tarde, as montanhas estão repletas de ciclistas; as trilhas, de corredores; e os lagos, de velejadores.

Ao estudar o assunto, encontrei diversos estudos que comprovam a relação entre natureza e criatividade. Não por acaso tantos artistas, pintores, poetas e
filósofos buscam inspiração longe da distração das grandes cidades. Segundo pesquisadores, o ambiente urbano causa uma certa desordem em nossas mentes. A abundância de informações básicas que nossos cérebros precisam processar em uma cidade leva à sobrecarga de informações e à fadiga mental. Isso atrapalha a criatividade, pois nosso inconsciente está muito estressado para processar as ideias existentes e ser suscetível a criar novas. Os ambientes naturais são o tipo certo de remédio para esse cansaço mental.

Um estudo dinamarquês de 2015, de Plambech e Bosch, mostra que a natureza desempenha um papel especialmente importante na identificação dos problemas e no fomento das ideias (fases de preparação e incubação do processo de criação). A pesquisa indica que a natureza fornece às pessoas um desejo de explorar, libera a imaginação e não força seus pensamentos em uma direção específica. Outros estudos indicam que uma pessoa que passa apenas cinco minutos em ambientes externos, em um parque urbano, observando árvores e pássaros por exemplo, aumenta os níveis momentâneos de bem-estar mental.

Vida mais simples e contato com a natureza: é bem provável que esse seja mais um dos segredos do sucesso do Vale do Silício.

Compartilhar:

Artigos relacionados

Organização

A difícil arte de premiar sem capitular

Desde Alfred Nobel, o ato de reconhecer os feitos dos seres humanos não é uma tarefa trivial, mas quando bem-feita costuma resultar em ganho reputacional para que premia e para quem é premiado

Empreendedorismo
Esse ponto sensível não atinge somente grandes corporações; com o surgimento de novas ferramentas de tecnologias, a falta de profissionais qualificados e preparados alcança também as pequenas e médias empresas, ou seja, o ecossistema de empreendedorismo no país

Hilton Menezes

5 min de leitura
Tecnologias exponenciais
A Inteligência Artificial Generativa (GenAI) redefine a experiência do cliente ao unir personalização em escala e empatia, transformando interações operacionais em conexões estratégicas, enquanto equilibra inovação, conformidade regulatória e humanização para gerar valor duradouro

Carla Melhado

5 min de leitura
Uncategorized
A inovação vai além das ideias: exige criatividade, execução disciplinada e captação de recursos. Com métodos estruturados, parcerias estratégicas e projetos bem elaborados, é possível transformar visões em impactos reais.

Eline Casasola

0 min de leitura
Tecnologias exponenciais
A IA é um espelho da humanidade: reflete nossos avanços, mas também nossos vieses e falhas. Enquanto otimiza processos, expõe dilemas éticos profundos, exigindo transparência, educação e responsabilidade para que a tecnologia sirva à sociedade, e não a domine.

Átila Persici

9 min de leitura
ESG

Luiza Caixe Metzner

4 min de leitura
Finanças
A inovação em rede é essencial para impulsionar P&D e enfrentar desafios globais, como a descarbonização, mas exige estratégias claras, governança robusta e integração entre atores para superar mitos e maximizar o impacto dos investimentos em ciência e tecnologia

Clarisse Gomes

8 min de leitura
Empreendedorismo
O empreendedorismo no Brasil avança com 90 milhões de aspirantes, enquanto a advocacia se moderniza com dados e estratégias inovadoras, mostrando que sucesso exige resiliência, visão de longo prazo e preparo para as oportunidades do futuro

André Coura e Antônio Silvério Neto

5 min de leitura
ESG
A atualização da NR-1, que inclui riscos psicossociais a partir de 2025, exige uma gestão de riscos mais estratégica e integrada, abrindo oportunidades para empresas que adotarem tecnologia e prevenção como vantagem competitiva, reduzindo custos e fortalecendo a saúde organizacional.

Rodrigo Tanus

8 min de leitura
ESG
O bem-estar dos colaboradores é prioridade nas empresas pós-pandemia, com benefícios flexíveis e saúde mental no centro das estratégias para reter talentos, aumentar produtividade e reduzir turnover, enquanto o mercado de benefícios cresce globalmente.

Charles Schweitzer

5 min de leitura
Finanças
Com projeções de US$ 525 bilhões até 2030, a Creator Economy busca superar desafios como dependência de algoritmos e desigualdade na monetização, adotando ferramentas financeiras e estratégias inovadoras.

Paulo Robilloti

6 min de leitura