Artigos
Coprodução HSM Management + TEDxGuarulhos
Mariana Moraes, cofundadora da Verdes Marias, plataforma que convida os brasileiros a repensarem ações individuais em prol de um mundo mais sustentável e saudável, responde três perguntas sobre sustentabilidade e o papel dos indivíduos e das empresas
Equipe TEDxGuarulhos
Coprodução HSM Management + TEDxGuarulhos
Três perguntas a Sanderson Pajeú, CEO da NaPorta, empresa que alia tecnologia e logística para resolver problemas de entrega nas comunidades brasileiras
Equipe TEDxGuarulhos
Saúde Mental
As organizações devem estar cada vez mais atentas a pauta da saúde mental dos seus colaboradores. O descaso com o assunto pode ter resultados negativos no futuro da empresa e fomentar o fenômeno do "quiet quitting"
Tatiana Pimenta
Gestão de Pessoas
Já é de conhecimento geral no mundo corporativo que o ESG tem como foco o ambiental, o social e a governança. Mas o ativo é a gestão de pessoas e deve ter a atenção das organizações
Lisandra Brasil
Inovação
Em entrevista exclusiva a HSM Management, Gary Hamel repassa por que inovar em gestão é tão importante. E adverte: se quiserem sobreviver, os gestores precisarão acompanhar essa evolução
Redação HSM Management
Cultura organizacional
Ferramenta contribui para o alinhamento dos funcionários com os valores e objetivos da organização. Mas, não importa quão pioneiro seja, é essencial medir os resultados do projeto, avaliar o impacto das ações e também buscar o feedback da empresa como um todo
Ti Bernardes
Carreira
Vislumbre um futuro desejável e desenhe mapas de competência para permanecer relevante para além das inovações tecnológicas. Adote projetos de atuação futura flexível, combinada com propósito, bem-estar, adaptabilidade e capacidade de aprender ao longo da vida
Gustavo Donato
Panorama Mulheres 2023
No artigo "Panorama Mulheres 2023: o avanço delas na liderança é silencioso, mas contínuo" publicado na 157ª edição da HSM Management, Domitila Barros, Isis de Almeida e Isabella Braga mostram que há sororidade entre empreendedoras
Domitila Barros, Isis de Almeida e Isabella Braga
Panorama Mulheres 2023
O estudo Panorama Mulheres 2023, realizado pelo Talenses Group em conjunto com o Insper e divulgado em primeira mão por HSM Management, ajuda a enxergar abaixo da superfície e responde a perguntas essenciais sobre a liderança feminina
Maria Clara Lopes
Inteligência artificial e gestão
Com uma governança adequada, a combinação entre ciência de dados e inteligência artificial é um acelerador de transformações nos negócios, podendo levar a organização a obter maiores resultados
Jared Andrade
Tecnologia e inovação
Essa tecnologia é uma alternativa promissora para suprir a demanda por desenvolvedores de aplicativos e permitir que empresas continuem expandindo seus negócios. Além de abrir espaço para ocupação de posições antes consideradas impossíveis por profissionais de outras áreas
Renata Sampaio
Cultura organizacional
Os componentes da identidade organizacional se ramificaram em tantos pedaços que realmente ficou difícil entender como eles se conectam. Que tal fazer uma tentativa?
Bruna Gomes Mascarenhas
Dossiê HSM
Desenhar uma experiência de consumo ou de trabalho pensando na memória que aquilo vai gerar no cliente ou funcionário talvez venha a ser a grande guerra nos próximos anos. É a memória que faz as pessoas se engajarem
Sandra Regina da Silva
Dossiê HSM
Ferramenta estratégica de impacto nos negócios, a experiência do cliente (CX, na sigla em inglês) ainda é um conceito mal interpretado e mal aplicado. Porém, o segredo do método passa por resolver problemas antes de tentar “encantar” as pessoas
Rodrigo Tavares
Dossiê HSM
Quando se trata de employee experience, vive-se um drama no mercado brasileiro. As armadilhas na implementação de um projeto de employer branding – ou employee branding, como tratado aqui –, podem derrotar as empresas. O assunto é desafiador, mas uma possibilidade é usar o método de cultura de Richard Barrett como framework
Ulisses Zamboni
ESG
O conselho de administração deve ser responsável pelo avanço da agenda socioambiental e climática nas organizações, exercendo influência no envolvimento de todos os elos e partes interessadas, com consistência e perenidade
Beatriz Zaplana
Dossiê HSM
O novo ambiente competitivo é “figital” – combina as dimensões física, digital e social. Nele, a oferta e a experiência dos consumidores não mais se limitam a canais. Há, isto sim, interações em comunidades de ecossistemas de negócios que são habilitadas por plataformas, mas que fluem entre a internet e o mundo de tijolo-e-cimento. Acaba o marketing de produto e nasce uma nova área de marketing – esta, central ao negócio.
Rosário Pompéia
Editorial
A 157ª edição da HSM Management tem como tema principal a experiência total que as empresas oferecem às pessoas com que se relacionam, como prover boas experiências a clientes, funcionários e outros stakeholders
Reynaldo Gama
Contagem regressiva
A startup Cyrano.ai acrescentou psicologia para oferecer “empatia artificial” à inteligência artificial e gerar oxitocina, como diz seu CEO e cofundador, Scott Sandland, nesta entrevista. Ele esteve em São Paulo para o evento Apix 2023
Pedro Nascimento e Sandra Regina da Silva
Direto ao ponto
As receitas para ser bom líder pareciam mudar, mas mudaram mesmo agora
Redação HSM Management
Direto ao ponto
Artigo sugere que eles sejam MVPs para uma nova organização